domingo, 11 de novembro de 2012

Termogênicos - Cafeína.

Como já disse aqui uma vez sobre os termogênicos, os estimulantes para queimar a gordura, expliquei o Lipo 6, dessa vez vou falar sobre a Cafeína ou Caffeine. Após ser absorvida a cafeína percorre o corpo todo e atua sobre todos os sistemas do organismo, ela se liga a células nervosas e age sobre o sistema nervoso central, estimulando a concentração, melhorando o humor e para nós diminui a sensação de fadiga apos a atividade física. Depois de estimular o sistema nervoso a cafeína faz algumas funções do corpo, por exemplo, o metabolismo basal, ficam acelerados, isso aumenta a produção do suco gástrico e facilita a digestão e também faz glândulas supra-renais produzirem adrenalina, que despejadas na corrente sanguínea deixa o corpo em alerta. 

Benefícios da Cafeína

Muitas pessoas utilizam os suplementos a base de cafeína para melhorar o rendimento nos treinos e competições.
  •  Efeito estimulante que aprimora o foco, a concentração e os níveis de energia, estimulando o funcionamento cardiovascular;
  •  Melhora da performance;
  •  Aumento da força e da energia disponível;
  • Inibe o apetite;
  • Atua na mobilização do cálcio muscular, promovendo a duração da contração muscular, o que favorece o desempenho em exercícios de alta intensidade e de curta duração.
  •  É considerada um agente termogênico, pois ajuda a acelerar o metabolismo e a velocidade com que o corpo queima calorias.
Estudos apontam também que o consumo de cafeína antes do exercício físico pode auxiliar o corpo a usar os ácidos graxos (gordura) como combustível para o organismo. Com isso os depósitos de gordura são queimados para obter a energia necessária e o glicogênio muscular é preservado. Assim, haveria a possibilidade de prolongar o exercício físico de longa duração.

Contraindicações e Efeitos Colaterais da Cafeína

A Anvisa permite a suplementação de cafeína como alimento para atletas, portanto, seu uso não é recomendado para aquelas pessoas que se exercitam por lazer ou estética apenas, nestes casos, manter uma dieta balanceada já é suficiente.
Apesar de ser mais fraca que a efedrina, a cafeína pode gerar uma excessiva estimulação gerando liberação de adrenalina em quantidades perigosas para o organismo, além de estimular a prática de exercícios acima dos níveis seguros.

A cafeína também possui um potente efeito diurético, podendo prejudicar a hidratação durante atividades prolongadas.
O uso excessivo de cafeína pode ocasionar nervosismo, insônia, aumento da frequência cardíaca, palpitações além de gastrite.




Nenhum comentário:

Postar um comentário